Neidson Dias Freitas tem 39 anos e está em seu quarto mandato. É filho de Nilo de Freitas Sá e Dulce Dias de Morais, irmão de Délio Dias Freitas Sá e Nélio Dias Freitas Sá. Sempre morou e estudou em Itabira.
Em 2003 ingressou na primeira turma do curso de Direito do Censi - Centro de Ensino Superior de Itabira, transferindo-se, em seguida, para a Funcesi - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, onde concluiu seus estudos em dezembro de 2009.
O despertar para a vida pública se deu no ano de 1999, quando com apenas 18 anos ingressou no PMN, candidatando-se a vereador e se destacando como um dos candidatos a cargo público eletivo mais novo do país. Apesar da boa votação não conseguiu se eleger.
Mais maduro e com determinação e perseverança, Neidson seguiu em busca de seu ideal e mais uma vez seu nome foi colocado à apreciação para as eleições de 2004. Mesmo tendo sido uma das eleições mais difíceis e acirradas da história política de Itabira, devido à redução do número de vereadores de 19 para 11 cadeiras no Legislativo itabirano, Neidson conseguiu alcançar seu objetivo sendo eleito vereador com 1.021 votos.
No exercício de seu 1º mandato, Neidson Freitas ocupou a Mesa Diretora da Câmara como 2º Secretário em seus dois primeiros anos de vereança e participando de todas as comissões temáticas da Casa, num total de 10 anquela época, sendo presidente até 2008 da Comissão de Assistência Social e Direitos Humanos, uma de suas grandes bandeiras. Também foi Vogal da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.
A eleição de 2008 representa um marco em sua carreira política. Filiado ao PP foi eleito com uma expressiva votação de 1.525 votos e, fortalecido politicamente, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Itabira para o biênio 2009-2010. Posteriormente, voltou à presidência entre 2017 a 2018. Na última eleição foi o canditato a vereador mais votado na cidade, sendo eleito com 2.133 votos.