Bernardo Rosa é filho do ex-prefeito de Itabira, José Machado Rosa, e da ex-professora e ex-superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Maria do Rosário de Souza Rosa. É casado e pai de uma menina.
Se formou em Direito em 2001, fez pós graduação em Direito Público e se especializou em Direito Eleitoral e Marketing Político, Prática Político-parlamentar do Poder Legislativo e de seus membros e Relação entre o Poder Legislativo e os Demais Poderes e Funções do Estado.
Foi assessor parlamentar do deputado Estadual Luiz Menezes; professor e coordenador do curso de Direito da Funcesi. Presidiu ainda o Tribunal Desportivo da Liga Itabirana de Futebol Amador; foi assessor jurídico das Câmaras de Santa Maria de Itabira, Passabém e Bom Jesus do Amparo.
Atua ainda como tesoureiro do Conselho da Comunidade - órgão responsável por fiscalizar a execução penal; e como membro conselheiro do Codema. Foi secretário geral, tesoureiro e atualmente é presidente da OAB de Itabira. Em 2020 foi eleito vereador pelo Avante com 1.033 votos.